Visualizando o Post: Gluconolactona: Ativo especial para peles sensíveis

Gluconolactona: Ativo especial para peles sensíveis


Postado em 23/11/2019

Tags:


Podcast sobre Gluconolactona:

 

 

 

 

A gluconolactona é um polihidróxi-ácido considerado a nova geração de esfoliantes químico do mercado. Além de promover uma esfoliação química leve apresenta potente efeito antioxidante, combatendo os radicais livres danosos as nossas células, com ação rejuvenescedora. Encontrada naturalmente em nossa pele através do fator de hidratação natural é altamente compatível com nossas células.

A gluconolactona pode ser usado em uma ampla faixa de concentração de 0,5 a 30% e em diversas formas farmacêuticas diferentes, como géis, cremes, séruns e sabonetes líquidos.

Aplicações:

  • Antioxidante
  • Anti-rugas e anti-sinais
  • Rejuvenescedor
  • Despigmentante
  • Esfoliante suave (especial para peles sensíveis)
  • Antiacne

A gluconolactona está presente em diversos produtos cosméticos e funciona como um booster de FPS para protetores solares.

A gluconolactona é um polihidróxi-ácido derivado da cana de açúcar, com formula molecular abaixo:

É conhecida pela sua delicada capacidade de esfoliar peles sensíveis sem agredir as células e tecidos. Devido ao seu alto peso molecular, sua penetração na pele é lenta e gradativa, formando depósito o que possibilita sua ação prolongada de esfoliação e hidratação. Além disso, ela recondiciona a função barreira natural do tecido epitelial e devolve sua capacidade natural de auto-regeneração contra agentes irritantes. Por esta razão ela tem sido a molécula preferida para substituir os AHA (alfahidroxiácidos).

A Gluconolactona contém múltiplas hidroxilas em sua estrutura química, o que lhe confere elevado grau de hidratação.

Um estudo realizado no EUA com 25 mulheres com sinais de envelhecimento cutâneo, usaram gluconolactona por 12 semanas consecutivas, aplicando uma emulsão 2 vezes ao dia. Todos os parâmetros de envelhecimento avaliados apresentaram melhora significativa, como: Melasma, rugas, linhas de expressão facial, hidratação, tônus, dimensão dos poros. Houve uma melhora de 15% na hiperpigmentação (melasma) e diminuição de até 30% na aspereza da pele. As análises também demostraram uma redução de 30% na profundidade das linhas de expressão e das rugas em 12 semanas de tratamento, conforme figura abaixo:

Apesar de ser uma molécula muito segura o uso de protetores solares com alto grau de proteção contra radiação do tipo B (FPS) e da radiação do tipo A (PPD) é obrigatório.

A gluconolactona pode ser associada a outros ativos cosméticos para potencializar seus efeitos.

Exemplo:

  • Ácido glicólico
  • Vitamina E
  • Vitamina A
  • Óleos Vegetais
  • Aloe vera
  • Calendula officinalis

O peeling de Gluconolactona é uma importante ferramenta para pacientes com pele sensíveis que querem uma pele mais jovem e fina. Abaixo uma sugestão de protocolo para Peeling de Gluconolactona a 30% com home-care.

Referências Bibliográficas

BATISTUZZO, J.A; ITAYA, M; ETO, Y. Formulário Médico-Farmacêutico. São Paulo/SP:Tecnopress, 4ª Ed. 2011. 2.


Você gostou deste post? Então compartilhe no Facebook ou Twitter!


Faça seu comentário:



Pamela Rhoden disse: Data: 2020-06-13 - Hora: 18:48:35

Adorei o conteúdo, suscito e bem explicado.

Ana Rita Hauth disse: Data: 2020-05-30 - Hora: 16:39:29

Gostaria de receber o protocolo. Obrigada.



Confira também: