Visualizando o Post: Os melhores líderes são aqueles que sabem ouvir

Os melhores líderes são aqueles que sabem ouvir


Postado em 10/07/2019

Tags: empreendedorismo empreendedor liderança lider lideres organização empreendedorismo magistral crescimento pessoal crescimento profissional conhecimento


Você já deve ter passado por situação semelhante ou parecida como essa. Você chega para falar com seu chefe, sobre um determinado assunto, mas ele nem sequer olha na sua cara, ou ainda, nem ao menos lhe dá atenção. Steven Sample, no livro "O Guia de liderança do contestador" afirma que: Em média, as pessoas sofrem de 3 tipos de desilusão quando descobrem:

  1. Que não dirigem tão bem;
  2. Que não possuem um senso de humor tão bom;
  3. Que não aprenderam a escutar os outros.

Confesso que sofro dos três males, mas eu realmente achava que sabia ouvir as pessoas, até que minha filha de 7 anos, Marcela, veio falar comigo, enquanto lia um livro. Ela falava, eu a ouvia mas não parava minha leitura, ou seja, ouvia mas não a olhava nos olhos, ou dava a devida atenção. Até que ela abruptamente me interrompeu: ”Papai, presta atenção enquanto eu falo com você, senão eu vou embora “. Aquilo me tocou profundamente, e a partir desse momento, seja em casa, no trabalho, na faculdade, sempre que alguém vem ao meu encontro, eu imediatamente paro o que estiver fazendo (geralmente lendo as mensagens no celular) e olho nos olhos da pessoa. Isso cria uma conexão imediata e passa uma sensação de confiança, de importância, de interesse.

Lí em algum lugar, um estudo que dizia que escutamos metade daquilo que nos é dito, ouvimos metade do que escutamos, entendemos metade do que ouvimos, acreditamos em metade do que entendemos e nos lembramos da metade das coisas que acreditamos. Engraçado não?

Visto da importância de ouvirmos e compreendermos melhor as pessoas, líderes de empresas, precisam urgentemente ouvir mais seus colaboradores, porque os líderes que ouvem são mais eficazes.

De acordo com J. C. Maxwell em o Livro de ouro da liderança ele elenca 5 princípios para saber ouvir quando exercemos cargos de líderes:

  1. Entenda as pessoas antes de começar a lidera-las;
  2. Ouvir é a melhor maneira de aprender;
  3. Saber ouvir pode impedir que os problemas se avolumem;
  4. Saber ouvir estabelece uma relação de confiança;
  5. Saber ouvir fortalece a organização.

Então pessoal, VAMOS OUVIR!


Você gostou deste post? Então compartilhe no Facebook ou Twitter!


Faça seu comentário:





Confira também: