Visualizando o Post: Cisteamine promove melhora significativa em pacientes com melasma resistente a fórmula de Kligman

Cisteamine promove melhora significativa em pacientes com melasma resistente a fórmula de Kligman


Postado em 02/07/2019

Tags: melasma distúrbio de pigmentação estética da pele manchas manchas na pele melanogênese Cysteamine Beta-mercaptoetilamina L-Cisteína tirosinases estética acido kligman coenzima A tretinoina hidroquinona dexametasona


L-Cisteamine é um ativo biológico antioxidante produzido durante o ciclo de metabolismo da coenzima A, que é naturalmente presente nas células mamárias. A eficácia tópica da L-cisteamine para tratamento de melasma foi recentemente avaliada em testes clínicos, em estudos duplo-cego, randomizado com controle-placebo. O resultado foi que a cisteamine tópica mostrou-se mais eficaz que a formula de Kligman (tretinoina, hidroquinona, dexametasona) em pacientes com melasma resistente.

Melasma é uma desordem tópica da pigmentação com difícil tratamento, embora muito pacientes apresentem resistência aos tratamentos convencionais, outros ativos usados também apresentam pouca eficácia. A hidroquinona vem sendo utilizada como despigmentante padrão desde meados da década de 50. A fórmula de Kligman contém além da hidroquinona a 4%, ácido retinóico 0,05% e dexametasona 0,1%, e tem sido muito utilizada para tratamento do melasma desde 1975, porém devido a presença do corticoide na formulação, a atrofia epidérmica traz uma desvantagem para a formulação. Alguns dermatologistas preferem substituir a dexametasona pela hidrocortisona, diminuindo assim esse efeito.

A Cisteamine é um antioxidante natural endógeno, produzido pela conversão da coenzima A em pantetina, a qual se converte em cisteamine. Vários estudos mostram que o efeito da cisteamine está relacionado com a inibição da produção de melanina e não do efeito citotóxico no melanócito, como a hidroquinona. Isso prova uma melhor eficácia e maior segurança quando comparada as duas moléculas.

                                                               

Referencias Bibliográficas

Kasraee B, Mansouri P, Farshi S. Significant therapeutic response to cysteamine cream in a melasma patient resistant to Kligman's formula. J Cosmet Dermatol. 2019 Feb;18(1):293-295. doi: 10.1111/jocd.12837. Epub 2018 Dec 11. PubMed PMID: 30537063.


Você gostou deste post? Então compartilhe no Facebook ou Twitter!


Faça seu comentário:





Confira também: