Visualizando o Post: O que caracteriza o impetuoso espirito empreendedor?

O que caracteriza o impetuoso espirito empreendedor?


Postado em 02/04/2019

Tags: autoconfiança empreendedor necessidades estabilidade riscos financeiros estabilidade e segurança pessoas independentes


Trata-se de um tema complexo, mas três características básicas permitem classifica-los:

                                                                               

NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO: As pessoas apresentam características diferentes e necessidades diferentes quanto à realização. Existem aquelas com poucas necessidades de realização e que se contentam com o status atual, como um emprego estável e remuneração fixa. Todavia, as pessoas com alta necessidade de realização, gostam de competir com alto grau de qualidade e excelência e preferem ser pessoalmente responsáveis por tarefas mais complexas e objetivos mais elevados que atribuíram a si próprio.

DISPOSIÇÃO EM ASSUMIR RISCOS: O empreendedor assume vários riscos ao iniciar ou tocar seu negócio: riscos financeiros, decorrente do investimento de recursos do próprio bolso e do abandono do próprio emprego que lhe proporcionava estabilidade e segurança; riscos familiares, que na grande maioria das vezes a esposa ou filhos fazem parte desta empreitada de negócios, gerando conflitos internos. Porém até as pessoas com a mais alta necessidade de realização, pondera quando o assunto é assumir riscos.

AUTOCONFIANÇA:  Quem possui autoconfiança, sente que pode enfrentar qualquer tipo de desafios e tem domínio sobre os problemas que enfrenta. Empreendedores de sucesso são, em geral, pessoas independentes, autodidatas, possuem habilidade pessoais para tornar problemas em desafios, e assim buscar a mais rápida e melhor maneira de resolve-los. As pessoas que sentem que seu sucesso depende dos esforços e competências têm um foco interno no controle

Em geral o que leva um empreendedor às atividades criativa e inovadora é sempre a necessidade de realização, sua disposição de assumir riscos e sua autoconfiança.

Texto adaptado de Chiavenatto, I. Empreendedorismo. Dando asas ao espirito empreendedor. 4 ed. 2012.


Você gostou deste post? Então compartilhe no Facebook ou Twitter!


Faça seu comentário:





Confira também: